A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
TURANDOT

TURANDOT

Música & Festivais | Ópera

Coliseu de Lisboa

Sala Principal
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2017
out
19
Realizado

Abertura Portas

19:00

Intervalo

Com Intervalo.

Produtor

OPART - Organismo de Produção Artística, EPE

Sinopse

TURANDOT
Música: Giacomo Puccini (1858-1924)
Libreto: Giuseppe Adami e Renato Simone segundo Gozzi/ Schiller
Estreia: Scala de Milão, 25 de abril de 1926


Straniero! Non tentar la fortuna!
Gli enigmi so tre, la morte una!

(Estrangeiro não tentes a sorte!
Três são os enigmas, a morte apenas uma!)
(Turandot)



Na mitologia, na lenda ou no drama, o herói é confrontado com uma qualquer espécie de adivinha: ele terá de saber um facto recôndito, interpretar um significado arcano ou escolher o cofre certo.
Em Siegfried, Mime faz três perguntas a Wotan, e em Turandot propõe três enigmas ao príncipe da Tartária às quais deverá responder acertadamente, ou será então decapitado e a sua cabeça exposta no alto das muralhas da Grande Cidade Violeta. Tema anteriormente abordado por Antonio Bazzini em 1867, e Ferruccio Busoni em 1917, a Turandot de Puccini desenrola-se num mundo de exotismo cruzado de símbolos e de máscaras da commedia dellarte. Numa luta entre duas personalidades dominadoras, cada uma delas determinada a conquistar a outra, a doce escrava Liù mata-se para salvar o príncipe das intenções assassinas de Turandot. É precisamente nessa altura do drama que Puccini morre e deixa a sua obra inacabada. Coube posteriormente a Franco Alfano a difícil tarefa de completar o final, quando Turandot, a princesa de gelo, o monstro vingativo, cede lugar à terna amante do príncipe das paragens longínquas capaz de desvendar os três enigmas.

Partilhar

Serviços Adicionais

Veja ainda: